29.6.06

A postura e a oração, o meio e a mensagem

O yoga é uma forma de auto-conhecimento a partir do corpo. Apesar de não entender muito os fundamentos dessa prática, sinto e acredito nos benefícios. Quando a professora explica alguns aspectos filosóficos do yoga, a compreensão destes benefícios aumenta.

Esses dias, enquanto estávamos em uma determinada postura, ela falou sobre a oração. Nos colocamos em postura para fazer uma espécie de oração. Porém, a própria postura é oração. E quando ela falou isso, minha mente disparou na lembrança de outra formulação muito semelhante: "o meio é a mensagem", o clássico postulado de McLuhan.

Qual a relação entre as frases? Talvez seja algo básico e simples, até intuitivo. O que a gente às vezes acha que é só caminho, que é só meio para se chegar a algo ou a algum lugar, na verdade já é isto e já está lá.

Assim como a comunicação. Damos pouca atenção ao meio, nos preocupamos muito com a mensagem, e às vezes a mensagem diz uma coisa muito diferente do meio. O que falamos (mensagem) não combina com o que fazemos (ação realizada com o corpo, ou seja, meio).

Mas para a postura ter efeito de oração, eu não devia estar com a mente tão alerta a ponto de ficar lembrando de McLuhan na aula de yoga.

26.6.06

Hexa, pra quê?

Como diria o José Simão, “buemba! Buemba!”. Mas é isso mesmo: não faço a menor questão que o Brasil ganhe a Copa do Mundo. Sei que os meus motivos podem parecer estúpidos frente à Grande Alegria que essa vitória representa para o Povo Brasileiro. Dane-se. Prefiro que o Brasil me proporcione outros tipos de alegria.

Eu não ligo se o Brasil perder a Copa porque:

1) já está perdendo a graça. Se a gente ganhar essa, não vai mais ter aquela emoção gostosa de torcer, a sensação do perigo de perder;

2) em time que está ganhando não se mexe. Ou seja, só se a gente perder é que as coisas vão mudar um pouco no futebol brasileiro. Chance para outros jogadores, diminuição da exposição insuportável dos mesmos craques na mídia, mais preocupação com o esporte e menos com os egos;

3) esse ano tem eleição. E se o Brasil ganhar a Copa, o país vai ficar anestesiado por meses. Ninguém vai dar bola para as falcatruas dos candidatos. Já se perdermos, o povo inteiro vai estar p... da vida. Com mais raiva, talvez as pessoas tenham olhos mais críticos durante as eleições e não dêem tanta moleza para os políticos;

4) as campanhas publicitárias já andam insuportáveis. Com o Brasil hexacampeão, vai ser impossível ligar a TV. Serão breaks e mais breaks repletos de comerciais ridículos e oportunistas sobre a vitória.

Perder uma copinha só não vai fazer mal. Acho que é até saudável, estimulante e educativo. Mas, se for pra perder mesmo, que seja na semi-final. Assim ainda dá tempo de curtir mais um pouquinho!

5.6.06

Brigadeiro de microondas

Receita ideal para um domingo chuvoso: brigadeiro de microondas, para comer de colher, deitada no sofá, assistindo a qualquer uma das porcarias que passam na TV nesse dia.

Ingredientes:
- 1 lata ou caixinha de leite condensado
- 1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó

Eu prefiro chocolate ao nescau ou similares porque os achocolatados têm açúcar, deixando o brigadeiro ainda mais doce. Também coloco um pouquinho de leite, para ficar mais suave.

Modo de preparo:
Misture tudo em um refratário alto (se for baixo, o brigadeiro vaza dentro do microondas...) e coloque no micro na potência alta, programando 7 minutos. De 2 em 2 minutos, tire o refratário e mexa a mistura. Se colocar leite, talvez precise de mais 1 minuto. Por volta dos 5 minutos, está no ponto para recheio ou cobertura de bolo.

Para completar, é só comer sem culpa!