O namorado de uma amiga tem uma chácara deliciosa em Morretes, onde às vezes rolam uns almoços maravilhosos: a mãe do namorado dessa minha amiga cozinha super bem. Sempre que a gente vai lá, faz a festa. Sai bêbado e feliz da vida de tanta comida boa.
Em um desses almoços, tinha uma espécie de conserva de tomate no azeite. Perguntei a receita, mas como já tinha bebido um pouco, não lembro dos detalhes. Basicamente, era uma bacia de tomate em pedaços grandes e alho frito mergulhados em muito, mas muito azeite de oliva extra-virgem. Comemos com pão francês e foi simplesmente divino.
Dia desses, com dó de gastar um vidro inteiro de azeite, resolvi fazer a minha versão deste antepasto. Aí vai:
Imitação do antepasto de tomate da Mãe do Fernando
- tomate
- azeite de oliva extra-virgem
- alho granulado
- orégano
Primeiro, cortei o tomate em pedaços pequenos, tipo cubinhos*. Se os pedaços ficassem grandes, não seriam envolvidos pelo azeite (eu tinha a intenção de não usar muito).
Depois, coloquei azeite na panela até cobrir totalmente o fundo e ainda formar um laguinho com uns, sei lá, 3 mm de profundidade. Aqueci o azeite e refoguei um pouco do alho granulado. Quando começou a dourar, apaguei o fogo. Ele terminou de pegar cor apenas com o calor da panela.
Esperei o alho parar de chiar no azeite e coloquei os pedaços de tomate. Mesmo assim, eles ainda fritaram um pouquinho. Se fritassem muito, iam ficar moles e fazer água. Se não fritassem nada, não iam pegar o gosto do azeite. Então, acho que foi na medida certa. Para finalizar, salpiquei orégano e misturei tudo muito bem.
Se você tentar essa receita, a essas alturas, o cheiro de alho e azeite já terá despertado todas as tênias. Coloque a mistura dentro do pão francês fresquinho (ou sobre fatias de pão italiano, ou ciabatta) e coma sem dó, porque fica muuuuito bom.
* Se tiver muitas sementes, tire, para não ficar muito líquido.
25.4.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário