8.4.08

Cebolas, tô fora

Eu odeio cebola. Já odiei brócolis, queijo e acelga, mas esses eu passei a gostar muito. Só que com a cebola não tem jeito.

Esses dias, fui a um restaurante por quilo perto do trabalho. É pequeno, a comida é gostosa e o cardápio é elaborado por nutricionistas, o que faz eu pensar que estou me alimentando bem seja lá qual for a composição do prato.

Volta e meia almoço ali. Dessa última vez, o bufê parecia especialmente apetitoso. Peguei salada, arroz integral, peixe, filé. Avancei no pierogui de ricota e reguei copiosamente o arroz com seu molho branco. Arrematei com uma cenoura gratinada, também ao molho branco.

Toda minha empolgação transformou-se em um esgar de nojo quando saboreei o primeiro bocado de arroz com o molho branco. Pedaços de cebola maculavam a iguaria. Desconfiada, investiguei também o recheio do pierogui. Me digam por que cargas d’água é preciso misturar cebola com ricota? Totalmente azeda de desconfiança, puxei a linda casquinha gratinada da cenoura e, lá estavam elas, novamente.

É claro. Deve ter sobrado molho branco do pierogui. Resolveram incrementar a cenoura. Na minha opinião, contaminar a cenoura. Como aquelas criancinhas nojentas, empurrei a comida acebolada para a borda do prato e comi o resto, sem nenhum prazer, extremamente frustrada.

Na saída, reclamei com a moça do caixa sobre a presença de cebola onde elas não deveriam estar – e sobre a ausência de aviso de que elas fazem parte do prato. Aí tive que ouvir que, como eles não usam temperos químicos, a cebola e o cheiro verde fazem parte de todos os pratos. E eu: “bom, mas pelo menos avisem, então”.

Ok, mesmo que eu não tenha razão. Estou sempre lá. Se ela trabalha com alimentação, deve entender como alguns ingredientes causam repulsa nas pessoas. Custava dizer “ok, vamos escrever nas plaquinhas da próxima vez”? Mas não, ainda quis justificar.

E depois, vamos falar a verdade: molho branco e ricota não são lugares para pedaços enormes de cebola.

P.S.: procurando a imagem de uma cebola, acabei encontrando um blog muito legal - Pop Prop.