21.9.05

Que lindo dia cinza (em João Pessoa)!

Trechos de um blog de janeiro de 2001, postados por uma curitibana em seus primeiros dias de João Pessoa.

Adoro sol, mas foi muito bom ver esse dia cinza, essa chuvinha fina caindo sem parar. O mar também estava cinza, cheio, meio rebelde, apesar de a chuva não ser forte. Só que o calor não diminui, até aumenta, porque não venta muito quando o tempo está assim.

(...)

O forte do verão aqui é em fevereiro, e aí as coisas mudaram. Ficou muito mais quente, parece que o vento diminuiu, a gente pensa umas três vezes antes de sair de casa. Comecei a entender a arquitetura dos prédios. No nosso apartamento as janelas são pequenas, e as portas-janelas, das varandas, são bem recuadas. Assim, nunca entra sol diretamente no apartamento. Ficamos numa agradável penumbra, e percebi que, se fosse diferente, com sol batendo direto nos aposentos, seria um inferno! Mas no começo estranhei, e xinguei um monte o arquiteto que tinha projetado o prédio porque quase não tínhamos luz direta. Por isso, se alguém aí do sul quiser se aventurar por essas bandas de cá, não vá atrás de apartamentos ensolarados como fazemos em Curitiba! Ah! E prefira os imóveis com as janelas de frente para o mar ou para o sul, que com o vento que sopra nem há necessidade de ar condicionado.

(...)

Nessas idas e vindas, do frio para o quente e vice-versa, eu fiquei com rinite. E depois fiquei com gripe. E agora estou com dor de garganta. Toda essa ladainha é para explicar porque estou tão feliz com esse dia nublado e chuvoso. Quando estamos doentes, queremos que o mundo também fique mais melancólico e solidário com nosso estado de espírito. Assim, o dia foi perfeito. Entre um livro, um filme e uma revista, olhava pela janela e só via o cinza, o que me confortou bastante. Foi muito melhor do que ver o céu azul e o sol ardente, que chamam a gente para a atividade, coisa que hoje não seria possível.

Um comentário:

Nina disse...

Confesso que costumava gostar mais dos dias nublados quando criança. Acho que era meio por solidariedade para com estes. Afinal, todo mundo prefere os dias de sol.

Hoje em dia...cansei dos dias e prefiro as noites! Nada mais lindo que andar na Rua XV no verão, com todas aquelas luzes amarelinhas...

Mas enfim, isso é texto pra um novo post! Obrigada pelas dicas, não procurarei apartamentos em João Pessoa!

Beijo.