19.3.08

Promoção com o santo alheio

As empresas vivem sacanenando os consumidores. Por isso, é importante dar preferência para aquelas que nos respeitam. Quer ver um exemplo?

Quantas vezes você já viu uma farmácia ou supermercado dizendo que cobre as ofertas da concorrência? Na maior parte das vezes, realmente cobrem, o problema não é esse. Mas porque privilegiar essas lojas ao invés daquelas que fazem a oferta?

Enquanto as do segundo tipo se preparam, investem em divulgação e em parcerias com seus fornecedores, botam a cara na rua pra bater, as outras simplesmente vão no vácuo. Se aproveitam da campanha e dos esforços da concorrência. Se elas podem cobrir ofertas, deveriam fazer promoções ou praticar preços menores logo de início, sem pegar carona nas outras lojas.

É muito fácil utilizar esse estratagema para atrair clientes. Para aqueles que pedirem um preço igual ao do concorrente, a loja vai baixar. Para os outros, vai manter mais alto. E assim, acaba fazendo milagre com o santo alheio.

Na sua próxima compra, prefira aquela empresa que faz tudo direitinho e divulga suas ofertas. Até nisso o consumidor precisa cobrar respeito.