19.3.08

Promoção com o santo alheio

As empresas vivem sacanenando os consumidores. Por isso, é importante dar preferência para aquelas que nos respeitam. Quer ver um exemplo?

Quantas vezes você já viu uma farmácia ou supermercado dizendo que cobre as ofertas da concorrência? Na maior parte das vezes, realmente cobrem, o problema não é esse. Mas porque privilegiar essas lojas ao invés daquelas que fazem a oferta?

Enquanto as do segundo tipo se preparam, investem em divulgação e em parcerias com seus fornecedores, botam a cara na rua pra bater, as outras simplesmente vão no vácuo. Se aproveitam da campanha e dos esforços da concorrência. Se elas podem cobrir ofertas, deveriam fazer promoções ou praticar preços menores logo de início, sem pegar carona nas outras lojas.

É muito fácil utilizar esse estratagema para atrair clientes. Para aqueles que pedirem um preço igual ao do concorrente, a loja vai baixar. Para os outros, vai manter mais alto. E assim, acaba fazendo milagre com o santo alheio.

Na sua próxima compra, prefira aquela empresa que faz tudo direitinho e divulga suas ofertas. Até nisso o consumidor precisa cobrar respeito.

3 comentários:

Anônimo disse...

dulcinéia, o q vc diz certamente é correto, mas eu como consumidora não me importo só com os meios q veiculam as propagandas, eles tb nos sacaneiam de uma forma ou de outra.
é bom lembrar q nem sempre as melhores ofertas são feitas por empresas em evidência. talvez a fármacia da esquina q gasta muito menos com enganosas propagandas, q não pratica preços abusivos e q trabalha com uma margem de lucro menor, ofereça um preço muito mais justo o ano inteiro.
qdo saio as compras, pesquiso, gasto sola de sapato mesmo, pois sei o enquanto economizarei ao final! e isso é o q realmente levo em consideração.

fabiana.

Adriana Baggio disse...

Fabiana, você está certa. E acho que, quanto mais consumidoras como você existirem, melhor vai ficar para todo mundo.

Não sei quantos anos você têm, mas se estivéssemos em 1986, você, com certeza, seria uma das fiscais do Sarney.

Anônimo disse...

dulcinéia, não sou dona d casa, portanto, o cargo d fiscal não teria m atraído nem naquela época. ainda sou mto jovem!
sem falar q, no presente governo, a economia não estabelece o congelamento d preços. a situação atual é bem distinta.
apesar d não m importar com os gastos dos outros consumidores, concordo com o q vc escreveu: “quanto mais consumidoras como você existirem, melhor vai ficar para todo mundo”.

fabiana.