29.6.06

A postura e a oração, o meio e a mensagem

O yoga é uma forma de auto-conhecimento a partir do corpo. Apesar de não entender muito os fundamentos dessa prática, sinto e acredito nos benefícios. Quando a professora explica alguns aspectos filosóficos do yoga, a compreensão destes benefícios aumenta.

Esses dias, enquanto estávamos em uma determinada postura, ela falou sobre a oração. Nos colocamos em postura para fazer uma espécie de oração. Porém, a própria postura é oração. E quando ela falou isso, minha mente disparou na lembrança de outra formulação muito semelhante: "o meio é a mensagem", o clássico postulado de McLuhan.

Qual a relação entre as frases? Talvez seja algo básico e simples, até intuitivo. O que a gente às vezes acha que é só caminho, que é só meio para se chegar a algo ou a algum lugar, na verdade já é isto e já está lá.

Assim como a comunicação. Damos pouca atenção ao meio, nos preocupamos muito com a mensagem, e às vezes a mensagem diz uma coisa muito diferente do meio. O que falamos (mensagem) não combina com o que fazemos (ação realizada com o corpo, ou seja, meio).

Mas para a postura ter efeito de oração, eu não devia estar com a mente tão alerta a ponto de ficar lembrando de McLuhan na aula de yoga.

2 comentários:

Nina disse...

acho que vou mesmo fazer aquele curso de webwriting pra me integrar melhor com o meio.

e, caso você descubra, me ensina como desligar o cérebro quando preciso? :P

beijo.

Adriana Baggio disse...

Também tô em busca do botãozinho "off". Ele é maroto, normalmente desliga quando não deve...