27.11.06

Magérrima

Ana Carolina Reston, aquela modelo de 21 anos que morreu de anorexia, conseguiu postumamente o que desejava enquanto estava viva: fama. Mereceu uma reportagem de capa da revista Caras desta semana.

Lembrei de um cartaz antigo de uma campanha contra o cigarro. Um esqueleto está fumando, com o pé sobre um caixão. O texto do cartaz é algo assim: “Nossa, como você emagreceu!”.

Talvez a referência tenha vindo à cabeça porque, de certa forma, havia razão na obsessão de Ana Carolina. Ela realmente só conseguiu se destacar como modelo depois de emagrecer o suficiente – o suficiente para morrer.

E agora que ela está bem magrinha, só pele e osso e daqui a pouco nem isso mais, as revistas passaram a colocá-la em seus editoriais. E as pessoas vão comprar essas revistas. E a diferença entre nós e um bando de urubus vai ficando cada vez menor.

7 comentários:

Anônimo disse...

Anorexia é uma doença silênciosa, pena que poucas pessoas tem conhecimento e discernimento para entender o assunto. E não é uma doença da moda, na antigüidade freiras comiam migalhas de pão e ficavam anoréxicas com um único fim: jejuar!
Achei infeliz de sua parte falar de fama, capa de revista, sucesso, pele e ossos!
É mais um ser humano que infelizmente falece por um doença de cunho mental... poderia ser depressão, bulemia, câncer, entre outros fatores.
Ninguém busca o sucesso pós-morte, tenho certeza que ela e a família, a qual dependiam do seu salário, pois o pai é doente (tem Parkison) queriam aproveitar muito mais a vida!
Boa saúde pra você!

Anônimo disse...

Ela não precisou morrer para ser capa de revista. Carol, como a chamavam, era modelo internacional!

Anônimo disse...

... não me considero urubu por me interessar por assuntos que para muita gente parecem sensacionalistas. A informação e o conhecimento são essenciais para se poder opinar. É preciso ter uma visão holística do mundo e das pessoas, indiferente do meio de comunicação, mas a maioria prefere o mais fácil, recriminar... Vêem, lêem à notícia, fazem um comentário monossilábico e voltam as suas atividades normais... E discretamente camuflam que também tem algum tipo de problema.
Através da desgraça dessas pessoas posso aprender, agregar e me informar mais, e quem sabe até ajudar alguém que um dia precise.
Opa, doi mau... me empolguei! rsss

Anônimo disse...

(corrigindo)!
por uma doença
opa foi mau...

Anônimo disse...

silenciosa tb...
escrevi correndo...

Anônimo disse...

Oi Dulci. Obrigada pela visita lá no inverdades :). É impressionante como a morte dessas meninas mobilizou a gente, né? Eu também escrevi sobre isso num outro blog, que tô deixando aqui pra vc o link, exatamente nesse mesmo dia que vc escreveu o seu post: 27/11. Quando tiver um tempinho, dá uma passada lá: coluna EU ODEIO SEGUNDA FEIRA! do dia 27/11. abs

Anônimo disse...

muito bem pontuado, Adriana e Helena!
arrasaram.
bjx