3.5.07

Creme de Brócolis

Essa foi inspirada em uma versão publicada num encarte de ofertas do Mercadorama. Mas achei que os temperos deles estavam meio fraquinhos, então decidi dar uma incrementada. O creme fica muito gostoso e te dá uma sensação boa de estar comendo algo bem saudável e nutritivo. Também tem um quê de sofisticação e é uma ótima pedida para servir aos amigos.

Ingredientes
- um brócolis (eu usei o tipo japonês)
- 1/2 litro de leite (mais ou menos)
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de maizena
- 1 pacotinho de caldo de legumes em pó
- alho (uso granulado quando estou com preguiça)
- noz moscada, pimenta do reino, sal
- azeite de oliva

Modo de preparo
Pegue um panelão, coloque azeite e refogue o alho. Quando estiver douradinho, acrescente as arvorezinhas do brócolis (previamente lavadas e cortadas, claro) e refogue-as com um pouco de sal até ficarem macias. Nessa hora, segure a tentação de comer o brócolis assim mesmo, porque o cheiro é delicioso!

Quando o dito cujo estiver quase pronto, mas ainda um pouco firme, acrescente o vinho branco e espere secar. Até lá, o brócolis vai estar no ponto. Então coloque-o no liquidificador e acrescente o leite, o caldo de legumes, a maizena, a noz moscada e a pimenta. Bata tudo até ficar um creminho ralo. Quanto mais você bater, menos vai sobrar na peneira na hora de coar.

Você pode coar o creminho direto na panela em que havia refogado o brócolis (assim aproveita os pedacinhos que ficaram grudados). Ligue o fogo novamente e vá mexendo até engrossar. É hora de verificar se está bom de sal e de temperos. Como o brócolis é meio adocicado, a pimenta e a noz moscada ajudam a deixar o creme mais picante.

Quando estiver pronto, sirva em pratos fundos, bowls ou até em canecas. Agora, vem a parte boa: acrescente pedacinhos de queijo amarelo (mussarela, prato, etc.) ou parmesão. Eles vão derreter no creme quente e vai ficar simplesmente divino!

Outras dicas
Seguindo a receita original do Mercadorama, você também pode “fritar” pedacinhos de queijo branco na frigideira e colocar no crème já pronto. Outra possibilidade é incrementar com torradinhas ou croutons. Fazer croutons é fácil: corte pão velho em cubinhos e frite com um pouquinho de azeite.

Nenhum comentário: