25.10.05

Receita para reunir os amigos

Quando eu tiver uma casa minha mesmo, vou querer que os cômodos se distribuam em torno de uma sala bem grande, projetada para estimular a convivência.

Nesta sala, vou deixar um sofá bom para deitar, almofadas no chão e uma estante de livros. Vou separar um cantinho para colocar o computador, de forma que quem precise utilizá-lo possa, ao mesmo tempo, interagir com as outras pessoas que ficam na sala.

Esta sala vai ser separada da cozinha somente por um balcão. Quem estiver na sala pode se reunir em volta desse balcão e conversar com quem cozinha, acompanhar o preparo dos pratos, beliscar os ingredientes. Poderá apoiar taças de vinho e copos de cerveja, copiar receitas, mostrar álbuns de fotos ou apenas descansar os cotovelos e sentir o cheirinho da comida.

Na sala desta casa, vou querer repetir encontros como os que aconteceram no meu apartamento. Reuniões de amigos que sempre rendem histórias interessantes e engraçadas.

Como a da amiga que chegou mais tarde, sóbria, e encontrou todos os outros bêbados e cheios de piadinhas, hilárias somente para quem já está com a língua enrolada.

Ou a da moça chique e fina que dormiu no sofá, ninada por lambidas do cachorro no rosto corado de vinho.

Tem ainda o risoto feito no escuro, em plena falta de luz elétrica, cujo ponto de cozimento foi sendo verificado através de fotos digitais.

E a da anfitriã que simplesmente abandonou o filme e o amigo e foi para a cama dormir, "très cozidá".

São reuniões como estas que eu quero repetir sempre e sempre, para que daqui a alguns anos a gente possa lembrar de todas as histórias engraçadas, de todas as piadas e todos os micos. E que essas histórias alimentem mais e mais conversas, jantares e brindes.

Risoto às cegas (o novo nome do Risoto Eisenbahn, feito com a deliciosa Dunkel e retirada do site da Cervejaria Eisenbahn).

Ingredientes

- 6 colheres de sopa de óleo
- 3 colheres de sopa de cebola picada
- 400g de arroz italiano para risoto (tipo arbóreo)
- 1 xícara de vinho branco seco
- 2 litros de caldo de legumes
- 200g de Amêndoas torradas e laminadas
- 200g de Damasco (deixar 5 minutos em água fervendo e cortar em tiras)
- 1 garrafa de cerveja Eisenbahn Dunkel
- 4 colheres de manteiga
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Cevada para decoração

Modo de Preparo

Doureas cebolas em 6 colheres de sopa de óleo. Junte o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco e deixar evaporar o álcool. Junte aos poucos o caldo de legumes, quase em ponto de fervura, mexendo de vez em quando (à medida em que o arroz for secando, acrescente mais caldo). Depois de 15 minutos,junte as amêndoas e o damasco. Acrescente o líquido de uma garrafa de cerveja Eisenbahn Dunkel mexendo sempre para que finalize o cozimento por mais 5 minutos. Retire do fogo, acrescente a manteiga e o queijo parmesão ralado e mexa bem. Sirva direto no prato decorando com cevada e salsinha.

Dá para 4 pessoas se deliciarem.

2 comentários:

Nina disse...

Engraçado. Tenho várias visões de "casa". Uma delas é um apê, todo em azul e prata. Outra é uma casa grande, com sótão e janela no telhado. A terceira, que deve ser uma casa de solteira, tem pebolim, fliperama e mais parece a casa do Tom Hanks em "Quero Ser Grande" do que a casa de alguém de verdade. Ah! Tem jukebox também.

Quanto à receita para reunir amigos: more perto. Ou consiga amigos legais que não se recusem a ir à sua casa, mesmo que você more do outro lado da cidade.

(eu não me recusaria a ir a sua casa! você que nunca me convidou...FEIA!)

PS: Deve ter dado pano pra manga essa festa ai!

Beijos!

Ram disse...

Este risoto cai bem com uma batata ao curry. Risoto e batata ao curry, é combinação deliciosa. Adorei a estória e a receita! Que bom descobrir o seu blogue.