18.11.05

Quem desacata quem?

Na recepção da Delegacia da Polícia Federal em Curitiba, diversos cartazes espalham-se pelas paredes e reproduzem o trecho do Código Civil (?) que informa sobre as penalidades para o "desacato à autoridade". Além do xerox em folha A3 da lei, outros cartazes destacam o comentário de algum jurista qualquer sobre a questão do desacato.

Não lembro de cor dos textos, mas guardei que desacato inclui ofensas, xingamentos, palavras de baixo calão, ironia e até "gritos estridentes". Queria saber se existe algum item do Código que aborde o desacato ao cidadão, ao contribuinte, ao ser humano de forma geral. Se existir, ele não está colado em cartazes nas paredes do órgão.

O primeiro pensamento que me veio à cabeça é que, se os policiais sentiram necessidade de intimidar as pessoas que frequentam a delegacia com essa exposição da lei, significa que o desacato é comum por ali. O que você acha: é comum porque as pessoas são todas histéricas, descompensadas e estúpidas, ou porque a burocracia e a falta de educação de alguns funcionários públicos levam até o mais paciente e tolerante dos homens à loucura?

O paradoxo é que ao lado de um dos cartazes, um delegado com vozeirão de trovão despejava sua brutalidade e impaciência sobre as pessoas que esperavam na fila. Cobrava, grosseiramente, documentos que já estavam em suas mãos, mas que ele não havia visto; ironizava os papéis incorretos apresentados pelas pessoas; desrespeitosamente, chamava a atenção de senhores e senhoras com idade para serem avós dele.

Pelo menos, os funcionários que atendem na parte interna, no balcão, são mais educados e eficientes. Um contraste em relação ao brutamontes da recepção. Que, mesmo se tivesse razão, não poderia tratar as pessoas daquela forma. Como trabalha no serviço público, deveria compreender que em um país como o Brasil, onde grande parte da população não tem acesso à informação e à educação, tramitar com desenvoltura pelos meandros da burocracia é uma façanha para poucos. Com certeza, não para as pessoas simples e idosas que ele desancou naquele dia.

Nenhum comentário: