25.11.05

Um homem com uma dor é muito mais elegante

um homem com uma dor / é muito mais elegante / caminha assim de lado / como se chegando atrasado / andasse mais adiante / carrega o peso da dor / como se portasse medalhas / uma coroa um milhão de dólares / ou coisa que os valha / ópios édens analgésicos / não me toquem nessa dor / ela é tudo que me sobra / sofrer, vai ser minha última obra

Quando ouvi no carro, era Zélia Duncan quem estava cantando. Dei uma googleada para achar a letra completa e descobri que Itamar Assumpção foi quem musicou. A melodia é uma graça, tem tudo a ver com a letra. Que é de Paulo Leminski.

Acho que eu gosto muito desta música porque sempre me senti atraída pelos homens quietos. Uma festa, barulho, gente se divertindo e dançando. Adivinha pra quem eu vou olhar? Para aquele cara encostado na parede, tomando uma cerveja long neck. Ele, provavelmente, vai estar usando jeans e camiseta, algo básico, simples e despojado. O homem com uma dor não usa roupas extravagantes.

Esses caras que observam as festas em silêncio me parecem homens digerindo alguma dor. Pode ser um coração partido, uma crise existencial, um tédio da vida. Mas o importante é que eles sentem. E, ao contrário das mulheres, os homens saem sozinhos só para olhar e beber. Porque talvez seja mais fácil lidar assim com a tal dor. Sem remoer, deixar ela ali, quietinha, cumprindo seu ciclo.

Um homem desses pode sorrir para você, mas vai continuar com os olhos tristes. Vai conversar e ser agradável, mas sem contar vantagens. Talvez fale do seu sofrimento, mas sempre rindo de si mesmo, sendo irônico ou irreverente. E se ele por acaso vir a lhe beijar, vai ser um beijo adulto, maduro, profundo. Vai parecer que ele sabe tudo do mundo e da vida e provavelmente não vai compartilhar com você. Porque ele alcançou um patamar muito além do qual você, menina frívola, poderia compreender.

É por isso que, no dia seguinte, ele não vai ligar. E nem na outra semana, e nem no outro mês. Porque essa dor é a desculpa que ele dá para nunca precisar amar alguém. E é covardia tentar concorrer com uma dor assim tão sedutora, tão nobre e que combina tanto com ele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eita, moça! Se não acabou de descrever um cafa? KKKKKKKKKKK. Pops. www.enviadaespecial.zip.net

Nina disse...

O 'homem com uma dor' não pode ser definido como um 'cafa' pelo simples fato de que você *SABE* que não tem espaço na vida dele pra você.
Mesmo assim, talvez a gente espere que conosco seja diferente. Que, com a gente, ele mude e mostre o lado carinhoso.


Ou não. Talvez seja apenas eu que esteja nessa espera.
Só sei que "homem-com-uma-dor-que-não-compartilha-com-o-mundo" parece tão mais...másculo e forte! Tão mais atraente do que bebês chorões que passam o dia a se lamentar porque "quebraram-o-carrinho-deles".